Para reduzir gastos com seguros, saída é diminuir coberturas

07/03/2016

Para reduzir gastos com seguro, saída é diminuir cobertura

Com a inflação em alta, encarecendo o orçamento doméstico dia a dia, uma das saídas mais comuns para apertar o cinto é cortar seguros, planos de previdência privada e convênios de saúde.

No entanto, a avaliação de planejadores financeiros é a de que, antes do corte, a melhor alternativa é reduzir o custo e manter os contratos.
É possível negociar as coberturas e os benefícios das apólices, obtendo economias.

O corte significa não só a perda de investimento realizado como também de benefícios que dificilmente serão recuperados em novo contrato quando a situação melhorar.

"As crises são cíclicas. Uma hora tudo passa, e por uma decisão no calor dos acontecimentos você pode perder benefícios adquiridos se tentar contratar esses produtos depois", diz Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper.

"O seguro serve para proteger o patrimônio e, no caso do de vida, a renda dos familiares em caso de falecimento."

Uma simulação compara seguros com coberturas completas e opções com menos proteções. A diferença, no caso de seguro de vida, pode levar a uma economia de até 87%.

Fonte: Revista Cobertura mercado de seguros. Link: http://www.revistacobertura.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=110168&friurl=:-Para-reduzir-gastos-com-seguro-saida-e-diminuir-cobertura-:
 

Veja também